Portal de Notícias Independente

Sabado, 19 de Abril de 2025

Brasil

X, de Musk, começa a silenciar perfis de esquerda no Brasil

Denúncia de censura política feita por influenciador Vinicios Betiol expõe ação silenciosa da plataforma contra opositores da extrema direita

La Gauche
Por La Gauche
X, de Musk, começa a silenciar perfis de esquerda no Brasil
Elon Musk (Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters I Reuters)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 A rede social X (antigo Twitter), controlada pelo bilionário Elon Musk, tem sido acusada de promover censura seletiva contra perfis de esquerda no Brasil. A denúncia mais recente partiu do comunicador e pesquisador Vinicios Betiol, influenciador digital com forte presença entre os usuários progressistas da plataforma. Em um desabafo publicado nesta quinta-feira (20), Betiol relatou ter sido vítima de “shadowban” — uma prática na qual o conteúdo de um perfil é ocultado sem qualquer notificação oficial da empresa.

"O X, empresa do Elon Musk, está tentando me censurar por motivação política", afirmou Betiol, que é mestre e pós-graduado em geopolítica pela UERJ. Segundo ele, a medida punitiva foi adotada horas depois de uma série de publicações em que ironizava a suposta fuga de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro (PL), para os Estados Unidos.

“A empresa simplesmente deu uma punição chamada shadowban no meu perfil. Isso significa que o meu nome ficará invisível para todos que procuram e as minhas publicações só serão entregues para um número pequeno de pessoas”, explicou o influenciador, alertando que nenhuma de suas postagens recentes infringiu as diretrizes da plataforma. “Nem mesmo mensagem ou justificativa eles enviaram”, criticou.

Publicidade

Leia Também:

A denúncia foi divulgada poucos dias após o perfil de Betiol aparecer no levantamento da Favikon, consultoria que monitora a atuação de influenciadores digitais, como um dos 20 perfis com maior engajamento da esquerda no X.

Para o comunicador, a medida teria sido motivada por ação direta de funcionários alinhados à extrema direita dentro da empresa no Brasil. “Possivelmente algum bolsonarista do X Brasil aplicou a punição pra tentar calar a voz de um dos perfis com maior alcance dentro da esquerda”, afirmou.

Betiol também aponta que o episódio se insere em um contexto mais amplo e perigoso de manipulação do debate público. “Não é só porque aconteceu comigo. Estamos falando de algo extremamente perigoso promovido pelas big techs, que protegem criminosos, impulsionam a extrema direita e censuram a esquerda”, alertou. Para ele, o caso antecipa o cenário de manipulação nas eleições presidenciais de 2026. “Os perfis de esquerda serão censurados e os de extrema direita impulsionados, manipulando o debate público e influenciando no resultado eleitoral".

O influenciador finalizou seu desabafo com um apelo ao PT e às suas bancadas no Congresso. “Eu deixo aqui um apelo ao PT para que me ajudem a tomar as devidas providências.”

O episódio reacende o debate sobre a regulação das plataformas digitais e o papel das big techs no processo democrático, especialmente às vésperas de disputas eleitorais decisivas.

FONTE/CRÉDITOS: 247
Comentários:
La Gauche

Publicado por:

La Gauche

Canal de jornalismo democrático para todos, defendemos a democracia, a diversidade, o etarismo e a natureza.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )