Uma pesquisa do Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (29), revela que o presidente Lula (PT) venceria todos os outros candidatos em uma eleição presidencial realizada hoje. Além de liderar em todos os cenários do primeiro turno, superando Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível —, Tarcísio de Freitas e outros, Lula também derrotaria todos os adversários no segundo turno.
Em uma disputa contra Jair Bolsonaro, Lula teria uma vantagem de 2,2 pontos percentuais, com 44,1% dos votos, estando tecnicamente empatados. Contudo, considerando que o ex-presidente está inelegível, a principal concorrente para Lula seria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que, se enfrentasse Lula, obteria 39,1% dos votos, enquanto o petista alcançaria 44,3%. A diferença seria de 5,2 pontos percentuais. A pesquisa também indica que, com o apoio de Jair Bolsonaro, a candidatura de Michelle subiria para 40,2%, enquanto Lula teria 43,8%.
Contra Tarcísio, que provavelmente será o candidato do mercado financeiro e da grande mídia brasileira, Lula teria uma vantagem mais sólida. O presidente aparece com 44,4%, enquanto o governador atinge 36,2%. Com o respaldo de Bolsonaro, Tarcísio alcançaria 38,5%, mas Lula continuaria com a vantagem, obtendo 44,2%.
A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas com 2.026 eleitores entre 18 e 22 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Com informações 247.
Comentários: