O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para um evento no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (5), para fazer um balanço das ações da pasta e delinear os próximos passos do governo na área ambiental. A informação é do Metrópoles.
Em paralelo, os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) se mobilizaram para manifestações, reivindicando valorização e reestruturação das carreiras na área.
Em protesto desde o início do ano, os servidores reduziram suas atividades de fiscalização, focando apenas em trabalhos burocráticos. A redução resultou em uma queda significativa no número de licenças concedidas pelo Ibama e de multas aplicadas pelo ICMBio.
A proteção do meio ambiente é uma das principais bandeiras do novo mandato de Lula, destacada desde sua campanha eleitoral. A questão ambiental também tem sido prioridade durante a presidência do Brasil no G20 deste ano. Um dos marcos dessa prioridade foi a candidatura bem-sucedida da Amazônia para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em Belém, no Pará, em 2025. Informações 247
Comentários: