Portal de Notícias Independente

Sabado, 19 de Abril de 2025

Brasil

Lula diz que quer reunir governadores para debater segurança pública

Presidente voltou a defender a articulação com governos estaduais para construir uma política de combate ao crime organizado

La Gauche
Por La Gauche
Lula diz que quer reunir governadores para debater segurança pública
Presidente Lula (PT) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou à TV Centro América que será organizada uma reunião com os 27 governadores para coordenar políticas de segurança pública, conforme relatado por O Globo. Lula reiterou a necessidade de desenvolver uma proposta em conjunto com os estados para fortalecer o combate ao crime organizado no país.

“Precisamos definir qual será o papel do Governo Federal e o papel dos governos estaduais. Devemos esclarecer onde as Forças Armadas, a Polícia Nacional e a Polícia Federal entrarão. Tudo precisa ser coordenado, pois a Polícia Federal não pode atuar em um estado para resolver um crime que é de competência estadual,” declarou.

A declaração do presidente ocorre no contexto das discussões sobre a "PEC da Segurança Pública", uma proposta do Ministério da Justiça que pretende ampliar as funções da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal no combate a milícias, máfias do jogo do bicho e facções criminosas. A PEC é recebida com cautela pelos governos estaduais, que temem uma possível perda de autonomia na gestão da segurança.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com Lula, enfrentar o crime organizado é um desafio devido à vasta extensão territorial do Brasil, e destacou que o governo está reforçando a Polícia Federal. “Estamos fortalecendo a Polícia Federal e criamos uma base da PF na região da Amazônia para priorizar essa questão. Não se trata apenas de combater o garimpo, mas de enfrentar o crime organizado, o contrabando de armas e o tráfico de drogas. É uma questão muito séria. Temos quase 17 mil quilômetros de fronteira seca no Brasil, é uma extensão enorme. Só com a Bolívia, temos 3 mil quilômetros de fronteira. Portanto, é essencial que nos preparemos,” afirmou.

Com informações 247.

Comentários:
La Gauche

Publicado por:

La Gauche

Canal de jornalismo democrático para todos, defendemos a democracia, a diversidade, o etarismo e a natureza.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )