Portal de Notícias Independente

Sabado, 19 de Abril de 2025

Mundo

"Japão e Brasil são parceiros estratégicos", diz Lula (vídeo)

“É imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”, afirmou o presidente ao imperador

La Gauche
Por La Gauche
Janja, Lula, Naruhito e Masako (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante visita oficial ao Japão nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância das relações bilaterais entre Brasil e Japão, classificando os dois países como "parceiros estratégicos". A declaração foi feita em discurso lido durante jantar de gala oferecido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako, no Palácio Imperial, em Tóquio. Esta é a primeira visita de Estado ao país asiático após a pandemia de Covid-19.

Segundo Lula, a parceria entre os dois países é marcada pelo "respeito mútuo e pela colaboração contínua", e sua trajetória conjunta se reflete não apenas na diplomacia, mas na presença significativa da cultura japonesa no Brasil e vice-versa. “É imensurável a contribuição japonesa para a economia, a agricultura, a industrialização e a cultura brasileira”, afirmou o presidente.

No discurso, Lula enfatizou a força da comunidade nikkei no Brasil, a maior fora do Japão, e saudou a atenção que a imperatriz Masako dedica a essas populações ao redor do mundo. O presidente também mencionou os laços culturais que unem as nações, citando desde a influência da culinária e das artes marciais até a presença da estética japonesa em grandes nomes da literatura e das artes plásticas brasileiras. “Ela se estende das montadoras automotivas ao desenvolvimento do Cerrado. Da culinária ao jiu-jitsu. Do Bairro da Liberdade aos haicais de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Érico Veríssimo e Millôr Fernandes. Dos quadros abstratos de Manabu Mabe às formas onduladas de Tomie Ohtake".

Publicidade

Leia Também:

Lula destacou ainda o papel dos brasileiros que vivem no Japão e que “representam uma comunidade expressiva, cuja força criativa soma-se ao espírito inovador japonês”.

Ao tratar dos desafios globais, o presidente recordou o discurso proferido pelo então príncipe-herdeiro Naruhito em Brasília, em 2018, durante o 8º Fórum Mundial da Água. Na ocasião, Naruhito chamou a atenção para a urgência da garantia do acesso sustentável à água e ao saneamento, uma preocupação que Lula considera "mais atual e relevante do que nunca".

Nesse contexto, Lula reforçou o compromisso do Brasil com um modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social, especialmente por abrigar a maior floresta tropical e a maior reserva de água doce do planeta. “Contamos com o firme engajamento do Japão na COP 30, em Belém do Pará”, afirmou.

O presidente também mencionou a visita da princesa Kako de Akishino ao Brasil, prevista para junho, como parte das celebrações do “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”.

Ao final do discurso, Lula propôs um brinde à saúde da família imperial japonesa e à continuidade da sólida amizade entre os dois países: “Um brinde à Era Reiwa! Muito obrigado. Kanpai!”

FONTE/CRÉDITOS: 247/Guilherme Levorato
Comentários:
La Gauche

Publicado por:

La Gauche

Canal de jornalismo democrático para todos, defendemos a democracia, a diversidade, o etarismo e a natureza.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )