Portal de Notícias Independente

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Mundo

Governo brasileiro manifesta solidariedade a Julian Assange em meio a ameaça de extradição

Presidente Lula reiterou apoio ao jornalista, criticando falta de solidariedade internacional. Governo brasileiro deve lançar nota oficial nesta terça-feira

La Gauche
Por La Gauche
Governo brasileiro manifesta solidariedade a Julian Assange em meio a ameaça de extradição
Lula discursa sobre Julian Assange na ONU (Foto: Reuters/Henry Nicholls | Ricardo Stuckert / PR)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

CLIQUI AQUI-   para receber notícias da Lagauche e da LGTV no WhatsApp

O governo liderado por Lula está programado para emitir uma declaração oficial contra a possível extradição de Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, conforme destacado pelo jornalista Ricardo Noblat no Metrópoles, nesta terça-feira (26). Essa posição surge no momento em que a Alta Corte de Londres se prepara para deliberar sobre o destino do jornalista de 52 anos, enfrentando uma sentença de 175 anos nos Estados Unidos.

As acusações contra Assange se relacionam com a divulgação de milhares de registros e telegramas militares dos EUA por meio do WikiLeaks. Embora os procuradores norte-americanos busquem sua extradição para cumprir pena em solo estadunidense, a defesa de Assange continua a lutar contra essa decisão por meio de recursos legais. Após o Reino Unido aprovar a extradição do jornalista, sua defesa agora está recorrendo da decisão, com o veredicto programado para ser anunciado às 10h30, horário de Brasília.

Publicidade

Leia Também:

O presidente Lula expressou solidariedade a Assange em várias ocasiões, inclusive durante um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Ele afirmou que o jornalista "não deve ser punido por divulgar informações transparentes e legítimas". Na semana passada, ao mencionar Assange durante a celebração do 44º aniversário do PT, Lula destacou o papel do jornalista em revelar "a corrupção". "A democracia está tão fragilizada que um jornalista chamado Assange, que foi uma pessoa que expôs a corrupção, a escuta telefônica da companheira Dilma pelos Estados Unidos, esse companheiro que possivelmente deveria ter recebido o prêmio Nobel de jornalismo do mundo está preso há muitos anos e não tem um gesto de solidariedade em relação a ele", disse Lula.

 

https://l1nk.dev/PetnaAmazon

 

BUSQUE SUA CURA COM TERAPIAS COMO REIKI E CONSTELAÇÃO SISTÊMICA FAMILIAR

Comentários:
La Gauche

Publicado por:

La Gauche

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )