Portal de Notícias Independente

Sabado, 19 de Abril de 2025

Brasil

Condenado por furtar réplica da Constituição durante ataque golpista ao STF é preso pela PF em Minas Gerais

Marcelo Fernandes Lima foi condenado a 17 anos de prisão por sua participação nos atos golpistas de 8/1

La Gauche
Por La Gauche
Condenado por furtar réplica da Constituição durante ataque golpista ao STF é preso pela PF em Minas Gerais
(Foto: Reprodução)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 A Polícia Federal (PF) prendeu na quinta-feira (20), em São Lourenço (MG), um dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. A operação que resultou na prisão contou com o apoio da da Polícia Militar de Minas Gerais. As informações são da Folha de S. Paulo

Marcelo Fernandes Lima foi condenado a 17 anos de prisão por sua participação direta nos atos golpistas que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ele foi filmado sobre a escultura “A Justiça”, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), enrolado na bandeira do Brasil e empunhando a réplica da Constituição de 1988 furtada do salão branco do tribunal.

Lima foi condenado por diversos crimes, entre eles abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Além da pena de reclusão, ele também foi sentenciado ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 30 milhões, a ser dividida com os demais réus presos na intentona golpista, pelos danos morais coletivos causados ao país.

Publicidade

Leia Também:

A réplica da Constituição, símbolo da democracia brasileira, foi devolvida ao Supremo poucos dias após os ataques, por meio do Ministério da Justiça. Segundo as autoridades, o objeto foi entregue voluntariamente à delegacia da Polícia Civil em Varginha (MG), depois de ter circulado pelas mãos dos golpistas

Já o exemplar original da Constituição de 1988, que integra o acervo histórico do STF e está em exposição permanente no Museu da Suprema Corte, na Praça dos Três Poderes, não foi alvo dos golpistas. 

FONTE/CRÉDITOS: 247
Comentários:
La Gauche

Publicado por:

La Gauche

Canal de jornalismo democrático para todos, defendemos a democracia, a diversidade, o etarismo e a natureza.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )