O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as eleições na Venezuela, que resultaram na vitória de Nicolás Maduro. De acordo com a CNN Brasil, a conversa está agendada para as 15h30, e o presidente Lula deverá aceitar o convite.
As eleições presidenciais ocorreram na Venezuela no domingo (28), e o atual mandatário, Nicolás Maduro, saiu vitorioso. Após o pleito, começaram os protestos em Caracas, com confrontos entre a polícia e os manifestantes. O governo venezuelano acusou diversos países, incluindo os EUA, de interferirem nas eleições e no direito do povo à autodeterminação.
O governo brasileiro elogiou a condução pacífica das eleições presidenciais na Venezuela e está acompanhando de perto o processo de contagem dos votos, conforme declarado pelo Itamaraty após a divulgação dos resultados na segunda-feira.
Washington expressou “sérias preocupações” de que os resultados das eleições presidenciais de domingo na Venezuela não reflitam a vontade popular, conforme afirmou o secretário de Estado, Antony Blinken.
Mais tarde, o chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, declarou que o CNE deve divulgar “nas próximas horas” as atas eleitorais que mostram o resultado de cada uma das mais de 30 mil urnas de votação.
Com informações 247.
Comentários: