Portal de Notícias Independente

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Geral

Santa Rosa, a cidade itinerante

Na zona urbana de Santa Rosa, as construções antigas são destruídas para dar lugar aos prédios novos

Matheus Lovato Gomes Jardim
Por Matheus Lovato Gomes Jardim
Santa Rosa, a cidade itinerante
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.


A cidade de Villa Rica, hoje localizada no departamento de Guiará, em território paraguaio, mudou-se sete vezes até seu estabelecimento atual e consolidado. Fundada em 1570 por espanhóis, estava assentada no que atualmente é o estado do Paraná. A pressão dos bandeirantes obrigou a população a se transladar cada vez mais para o oeste e Villa Rica ganhou o apelido de “cidade itinerante”.
Fenômeno semelhante ocorre com Santa Rosa, que se move para o Centro-Oeste sem sair do lugar, entretanto. A música sertaneja predomina, o tererê substitui o chimarrão e as grandes caminhonetes  se impõem nas ruas. Conduzem-nas homens rudes que em tudo se assemelham a latifundiários monocultores de Sinop, exceto pelo fato de não possuírem terras. Mas é apenas um detalhe.
Na zona urbana de Santa Rosa, as construções antigas são destruídas para dar lugar aos prédios novos, porém feios, apagando o passado para fundar  uma espécie de Santa Rosanópolis. Pouco importa a realidade do município ter base industrial e minifúndios de policultura. A soja foi decretada como o motor da economia local. Até mesmo a ferrovia foi extinta pois, tal qual no Centro-Oeste, a riqueza deve ser transportada por rodovias. 
E a destruição das florestas? Aqui não tem selva equatorial, mas sempre sobra uma área verde, ainda que urbana,  para passar na motosserra. Se o mato local é ralo, o indivíduo é mais grosso para compensar. Pouco mato e muitos grossos.
Assim, Santa Rosa é movida para fora do Rio Grande do Sul. Somente alguns quilombolas e indígenas ainda resistem ao projeto da elite local. Os inimigos do desenvolvimento serão deportados, juntamente com a cidade, para o Centro-Oeste.

Comentários:
Matheus Lovato Gomes Jardim

Publicado por:

Matheus Lovato Gomes Jardim

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )