Afora o perigo, o risco real e presente da extrema direita se empoderar na sociedade global, nos principais governos e parlamentos pelo Brasil e pelo mundo, carregando para dentro da institucionalidade e da vida social um ideário fundamentalista, de violência, de aprofundamento das desigualdades e de concentração de riqueza , e imantando milhões no neofascismo.....afora isso tudo... há outros aspectos da horda que a gente pode observar....
A burrice
A parte majoritária da base orgânica da extrema direita é composta de gente com um grau elevadíssimo de não-compreensão de mundo, desconhecimento, ignorância e tosquice.
Incapazes que são de compreender a realidade que os cerca, são presas fáceis da narrativa extremista que sempre lhes oferece inimigos imaginários, ou minorias odiosamente rotuladas como responsáveis pela situação conjuntural que querem combater.
A imbecilidade
Ser imbecil e ter orgulho de expressar essa imbecilidade é outra marca característica dos extremistas.
Isso se expressa na facilidade com que acreditam em teorias conspiratórias, em complôs "comunistas"... no engajamento contínuo nas suas redes em torno de narrativas absurdamente inacreditáveis, na negação dos dados e fatos científicos ( como por exemplo as vacinas), na crença cega de que os "malvados esquerdistas" querem destruir a família, e assim por diante.
É tanto o fervor patriota de se mostrar orgulhosamente imbecil, que a gente teve o prazer único de assistir pessoas com celular na cabeça chamando ET, cantando hino para pneu, se agarrando em para-brisa de caminhão em movimento, marchando feito babacas e alucinados em frente à quartéis, vibrando em êxtase com notícias falsas, etc.
Falta de noção do ridículo
Comum à boa parte desta gente essa falta de noção.
E não é só a base social, não.
Já seria bastante se a gente visse só a base orgânica desfilando seus figurinos medonhos.
Mas são também parlamentares e governantes da extrema direita que padecem da mesma ausência.
Tem deputada fantasiada com tiara de ir em Oktoberfest, que posa para foto de rifle em punho. ( deve ser uma Rifle Oktober )
Tem jogral de vozes e cartazes ao microfone do plenário da Câmara - parlamentares bolsonaristas cuspindo asneiras ou vociferando desinformação e mentiras.
Tem deputado extremista do Novo dando chilique histérico em reunião de comissão temática da Câmara.
Tem deputado estadual bolsonarista que encena e dá espetáculo na tribuna.
Tem prefeito extremista que governa fazendo vídeo de lacração com seus "feitos " sobre pautas que não são de competência municipal.
E tem também as palhaçadas da famosa e alucinada " pauta de costumes".....onde o "costume" é ser moralista de fachada e inacreditavelmente panaca.
E por aí a coisa segue.
Eles são muitos ...eles são tantos...
E, se pelo lado sério, eles oferecem risco à democracia e à humanidade ... por outro lado, pela lente do humor , a gente consegue rir com os feitos e performances deles.
Como diz a famosa marchinha de carnaval....
"São mais de mil palhaços no salão"
Muitas vezes mais do que mil.
Viveremos a era dos imbecis fundamentalistas ?
Comentários: